sexta-feira, 27 de março de 2009

Matemático Franco Russo ganha "Nobel da Matemática"


O franco-matemático russo Mikhail Leonidovich GROMOV ganhou o prêmio ABEL , o equivalente ao Nobel e leva mais de 2,5 milhões de reais.
Academia de Ciências e Artes da Noruega resolveu conceder o Prêmio Abel de 2009 Mikhail Leonidovich GROMOV, 65, do Institut des Hautes Études Scientifiques (França), por "sua contribuição para geometria revolucionária."

O Prémio Abel reconhece contribuições de grande profundidade e influência para o ciências matemáticas. É atribuído anualmente desde 2003 e vale cerca de 700.000 €. Mikhail L. GROMOV receberá o prêmio das mãos do Rei Harald da Noruega, em uma cerimónia em Oslo em 19 de maio.

Mikhail L. GROMOV é considerado um dos maiores matemáticos do nosso tempo. Ele é conhecido por seu importante trabalho em muitas áreas da matemática, principalmente geometria. A geometria é uma das mais antigas áreas de matemática. Tem atraído a atenção dos grandes matemáticos ao longo dos séculos, mas sofreu uma mudança revolucionária nos últimos 50 anos. Mikhail L. GROMOV levou alguns dos mais importantes desenvolvimentos na área, geralmente bastante original para que abrissem novas perspectivas.

Pela Comissão Abel, Mikhail L. GROMOV está sempre à procura de novos temas e constantemente pensar em novas idéias para resolver problemas que têm sido desde há muito por resolver. Ao longo de sua carreira ele foi autor de uma profunda e obras originais, e continua a ser extremamente criativo. O trabalho de GROMOV permanecem uma fonte de inspiração para futuras descobertas matemáticas. "

Mikhail Leonidovich GROMOV nasceu em 1943 em Boksitogorsk (URSS). Ele estudou na Universidade de Leninegrado ao grau de pós-doutoramento. Desde 1982, professor permanente do Institut des Hautes Études Scientifiques (França), e atualmente ocupa o Jay Gould Professor de Matemática no Courant Institute of Mathematical Sciences, University of New York. Cidadão francês desde 1992.

Mikhail L. GROMOV recebeu inúmeros prêmios internacionais, incluindo o Prémio Quioto em Ciências Básicas (2002), o Prémio Balzan (1999), o Prêmio Leroy P. Steele (1997), Medalha Lobatchewski (1997) eo Prémio Wolf (1993). É um estrangeiro membro da Academia Nacional de Ciências E.U.A. e da Academia Americana de Artes e Ciências, e membro da Academia Francesa de Ciências.

O Fundo em Memória de Niels Henrik Abel foi criado em 2002 para dotar o Prémio Abel. O prêmio é concedido pela Academia Norueguesa de Ciências e Letras, e à escolha do vencedor é baseada nas recomendações do Comitê Abel, composto por cinco matemáticos reconhecidos internacionalmente.

Mais informações:
http://www.abelprisen.no/en/

Nenhum comentário: